Les Sapeurs- A influência da moda na sociedade.

Ao longo dos séculos a moda passou a representar a personalidade, estilo de vida, a expressão e a arte, movimentando o mercado mundial.

Na República Democrática do Congo, um grupo denominado SAPE (Société des Ambianceurs et Persons Élégants), exemplifica de forma clara como a moda pode influenciar em quesitos de grande importância na vida das pessoas.
Os sapeurs são parte da comunidade do Congo que gastam todas as suas economias e empenham todos os seus esforços para adquirir roupas das maiores grifes mundiais. O motivo? O sentimento de que é uma pessoa especial.

O Congo passou por três guerras civis. Em 2002, o movimento ganhou força, sendo utilizado pelo governo como forma de camuflar a visão de fraqueza e pobreza que o mundo tinha sobre o país.
A civilização tem opiniões diferentes em relação ao movimento. Alguns apoiam e adotam o estilo de vida dos les sapeurs e outros (grande parte) se revoltam com a ambição e o esforço para comprar roupas em vez de melhorar a situação atual do país, de fome, miséria e tragédia.

Bibliografia

http://jesusmanero.blog.br/53-fotos-mostrando-como-as-pessoas-se-vestem-no-congo/

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *