Resenha do livro STARTERS – Lissa Price

starters1

Se eu precisasse enquadrar o livro Starters, da escritora Lissa Price, em uma categoria, o caracterizaria como uma “distopia mais leve”. Por se tratar de um livro jovem adulto, ele é muito subestimado por diversos canais de resenhas. Mas, ser uma “distopia mais leve” não significa que o livro seja ruim ou medíocre. Starters é, realmente, muito bom e me surpreendeu bastante pela capacidade de prender o leitor às suas palavras. A história é intrigante, cheia de perguntas que precisam ser respondidas. Por isso, acompanhar Callie na busca por essas respostas é realmente viciante. A co-autora do best-seller Beautiful Creatures, Kami Garcia, destacou que os fãs da trilogia Jogos Vorazes vão adorar a distopia de Lissa Price. De fato, como uma boa fã de Jogos Vorazes que sou, assino em baixo.

A narrativa do livro nos apresenta, ainda no começo da história, um futuro sofrido. Depois de uma forte guerra, a população da terra diminuiu de maneira considerável, restando como sociedade ativa apenas os Starters e os Enders. Respectivamente, correspondem à população jovem e velha de todo o planeta.  O livro é narrado na perspectiva de Callie, uma adolescente órfã que tem, somente, um amigo (Michael) e um irmão mais novo doente. Por conta das dificuldades financeiras que encara após perder os pais em meio à guerra futurista, Callie procura emprego em uma instituição de alugueis de corpos. As coisas se complicam ainda mais quando ela descobre segredos dentro da instituição e resolve se rebelar.

A narrativa, por completo, é muito leve, mesmo nos momentos mais complicados da história. Por ser transmitido na perspectiva de uma adolescente, o modo de se expressar da personagem aproxima muito o leitor daquela realidade distopica. Por fim, é uma leitura que vale a pena e que tem fortes pontos para conquistar fãs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *